quarta-feira, 25 de outubro de 2017

MERENDA ESCOLAR É ALVO DE SUCESSO EM QUALIDADE NUTRICIONAL

Cardápio Saudável e Saboroso Faz Parte da Rotina dos Estudantes da Rede de Educação Infantil e Fundamental das Escolas do Município
Hoje (25), na Escola Municipal Marechal Castelo Branco, o cardápio escolar “foi pra lá de saboroso: arroz, feijão, farofa e de sobremesa melancia”. Os alunos puderam desfrutar de uma merenda escolar saudável, diversificada e rica em nutrientes.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, criado pela Lei federal nº 11.947/ 09, tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional, e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo, articulando a produção, o fortalecimento dos agricultores familiares e o enriquecimento da merenda escolar.
Com a finalidade de perseguir tais objetivos, o art. 14 da mencionada lei determina que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, no âmbito do PNAE, deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar pela compra direta.
Para a nutricionista Marcia Regina Betin Rosa, a educação alimentar nas instituições educacionais da rede municipal de ensino infantil e fundamental são um espaço privilegiado, uma vez que acompanham as diversas fases do desenvolvimento desde a primeira infância, etapa em que começam a se moldar os hábitos alimentares que repercutirão por toda a vida.
A escola tem o papel primordial de fornecer a refeição baseada nas recomendações nutricionais de cada criança, considerando o tempo em que elas estão naquele espaço. E também promover ações capazes de introduzir novos alimentos e fazer com que os estudantes conheçam, manipulem e mastiguem novos alimentos, concluiu a diretora Dâmaris Macedo Napoli.













Nenhum comentário:

Postar um comentário